quinta-feira, 23 de agosto de 2012

MODA ANOS 70

Os anos 70 foram muito ricos em termos de cultura. Remanescente dos anos 60, o movimento hippie continuou forte no início dos anos 70 tanto na filosofia “Paz e Amor” quanto na moda. Ele foi um movimento de contracultura, ou seja, ele foi contra todos os princípios conservadores em voga. Os seus temas mais fortes foram o amor livre, o culto à natureza e a retomada de religiões como o budismo e o hinduísmo. Eles lutaram bravamente contra a Guerra do Vietnã, pedindo pela volta dos soldados.
Por isso, essa filosofia foi transposta para a moda dos anos 70,  com o uso de roupas largas como batas e calças boca de sino, com tendência unissex. Para completar o visual, foram usadas a faixa de pano na cabeça, os sapatos plataforma e o colar com o símbolo da paz, que é um círculo dividido ao meio com dois braços voltados para baixo. O natural estava na moda, portanto, tanto homens quanto mulheres deixaram os seus cabelos crescerem sem corte definido e os negros assumiram os seus cabelos “black powers”.

Como o psicodelismo proporcionado pelas músicas dos Beatles, do Pink Floyd e do Yes estava na moda, as roupas da moda anos 70  ganharam muitos desenhos e cores psicodélicas, deixando a moda muito colorida. Os coletes de couro ou de jeans eram muito utilizados, assim como franjas e flores. Por isso, o estilo romântico também dominou as pistas das passarelas nessa década.


Atualmente, baseada na moda dos anos 70, foi criada a moda Hippie Chic, que usa saias longas e evasées, com tecidos sedosos e estampas barrocas. Os vestidos têm amarras no pescoço e vão até os tornozelos. Por serem chiques, os looks são bordados com pérolas coloridas e são usadas blusas vaporosas e folgadas. O guarda-roupas da hippie chic deve conter saias longas, coletes jeans, vestidos longos, botas cowboy, maxi bolsas, manga morcego, long tees e túnicas, tudo em tecidos floridos ou em tie-dye, de camurça ou com franjas. O importante é saber incorporar o chique ao estilo descolado dos hippies.

Essa foi a época em que os homens mais usaram adereços próprios para eles como faixas para o cabelo, óculos redondos, anéis, colares, pulseiras, bolsas e sapatos. O visual hippie era muito colorido e cheio de vida. Portanto, até eles tinham que ter um estilo diferente.



Por isso, as roupas da moda anos 70 fazem sucesso até hoje. A combinação de cores, tecidos e estilos fez com que essa moda se tornasse inesquecível e com que ela fosse revisitada várias vezes para serem criadas novas modas em tempos mais modernos.


Se você é ligada em moda e fã dos anos 70, chegou a hora de comemorar! 
A década hippie influenciará o próximo verão e inverno 2012. Junto com a tendência setentista, teremos uma mistura de disco e punk.
Os anos 70 foram regrados a mudanças, com feminismo e a busca pela igualdade social, luta contra racismo e combate à censura. É claro que, com tudo isso, nasce uma identidade nova trazendo a mudança de comportamento influenciando a música e a moda.

Podemos classificar os anos 70 em duas etapas:





1ª) Conforto, liberdade. Tradução: peças soltas, vestidos e saias longas e amplas,  batas e pantalonas, jeans unisex. Estampas étnicas, filosofia oriental, reverência à natureza2ª) Glamour. Tradução: brilho, cetim, lurex, couro, taxas, correntes.

As influências destas épocas tão ricas em moda aparecerão nas próximas estações, verão e inverno 2012. São saias longas e pantalonas, calças com boca de sino, agora chamadas de "flare". Nos pés, saltos anabela, feitos de material rústico, com aspecto natural e artesanal. Certamente veremos muito trabalho artesanal e natural, principalmente em acessórios, bolsas e sapatos.

Paz e Amor
A moda hippie prevalece, cabelos soltos, head bands complementam a produção, brincos grandes e coloridos, colares, é a época do exagero e das revoluções! As mulheres começam a exigir seus direitos, as danceterias lotam e o mundo fica mais colorido.





Moda Masculina




-       Pode substituir a blusa de manga longa e o blazer por blusa de manga curta:
-       A calça xadrez e com boca de sino é indispensável;
-       Em vez de peruca, passe gel deixando o cabelo bem esticadinho. Agora se está ficando meio careca, não tem jeito!!!

Mesmo vivendo no século XXI, algumas pessoas podem sentir a nostalgia do passado. Por este motivo, algumas modas antigas retornam com força total. Para você ter uma idéia, a fábrica Eleganza ficou conhecida por sua linha de roupas especialmente desenhada para os homens. Veja as fotos a seguir e seja sincero em admitir se as usaria hoje.






Modelos De Sapatos Moda Anos 70



Esses são alguns modelos de sapatos, sandalias e sapatilhas em cores vivas e em estampas florais, que eram moda anos anos 70.
Modelos De Óculos Moda Anos 70
Os anos 70 e 80 inspiraram os designers de óculos de sol da temporada. Ares retrô inundam as lentes, cores neutras e materiais como resina e metal iluminam o rosto de quem usa.
Formas arredondadas a la John Lennon, o famoso Aviador bem no estilo Howard Hugues, sem esquecer do clássico Wayfarer de James Dean entram como destaque nessa temporada !!! Vejam fotos de alguns modelos bem bacanas
. 


Moda praia Anos 70

Esse é um dos modelos moda praia dos anos 70 que faziam a cabeça das mulheres nessa década.
                                                









Cortes de cabelos dos Anos 70
Farrah Fawce
Ela foi ícone de beleza nos anos 70 e cortar o cabelo no estilo da atriz era a predileção da maioria das mulheres na época. O corte é em camadas e dá bastante volume ao cabelo sendo ideal para quem quer manter o comprimento longo, mas foge do estilo lambido. Pode ser feito em cabelos lisos ou crespos, mas para conseguir o mesmo efeito o uso de escova, babyliss e spray fixador são obrigatórios.

Jeans flare – anos 70 feeling




Não! Estamos vivendo uma das épocas ‘ciclicas’ da moda em muitos aspectos e de muitas novidades também, então, até os anos 70 se adaptaram a nós.

E com isso, o jeans flare - boca de sino / boca larga - voltaram a fazer parte dos nossos closets armários e a nos inspirar a criar nossos looks.
A moda dos anos 70 ficou marcada para todo o sempre! Até os dias de hoje serve de inspiração para muitos estilistas que entre looks mais modernos, acabam sempre trazendo de volta algumas peças, tecidos ou acessórios que foram moda há décadas atrás.
Neste período dos anos 70, foi tempo de revolução e mudanças na vida de muitos jovens, no que diz respeito a comportamento, músicas, estilos e inclusive a liberação sexual da mulher. Nos anos 70 a moda acompanhou as mudanças e também deu um grande salto, deixou de ser comportada e formal, passando a ser mais psicodélica e cheia de cores vibrantes.
Saias longas, saias curtas, calças boca-de-sino, sapatos plataformas, estas peças caracterizaram a época dos anos 70 e fazem o maior sucesso nos dias de hoje

Os anos 1970 foram uma época de experiências – tanto existenciais como na moda. A mistura do masculino com o feminino mostrou uma mulher mais poderosa, mais ousada. A minissaia ficou micro e passou a dividir espaço com outras peças, entre elas o short e as saias de comprimento mídi e máxi. As estampas psicodélicas e as cores fortes aliadas a pantalonas, calças knickers usadas por dentro de botas e muito conjuntinho de tudo, até de short com sobretudo, faziam o visual meio hippie e totalmente rebelde daqueles anos loucos. Na esteira do sucesso de MANEQUIM, a Editora Abril lança CLAUDIA MODA, em 1971. Sob a batuta de Costanza Pascolato, a moda ganhou uma vitrine para exibir as novidades de um mercado em pleno crescimento.


Uma década trepidante

Foram anos agitadíssimos. Teve a euforia da vitória da Copa do Mundo, a truculência do governo Médici, as sandálias Havaianas – as únicas que não soltam as tiras nem têm cheiro, a geração do “desbunde”, os festivais de música popular que lançaram nomes como Chico Buarque, Caetano, Gil. Elis Regina cantando alto. O ratinho italiano, chamado Topo Gigio, fazia um programa na TV. E todo mundo cortou o cabelo igual ao de Tonia Carrero na novela Pigmaleão 70! Rolou rock, teatro besteirol, Raul Seixas, Secos&Molhados e, no final, todo mundo embarcou na onda disco com  a novela Dancing Days e as Frenéticas. Aconteceu tanta coisa que a década de 70 seria revisitada em todas as seguintes, deixando estampado em tudo seu colorido e sua disposição para o novo.
As capas da época
- Revista “Manequin”

- Revista “Capricho”

- Revista “Claudia Moda”

- Revista “Festas”



Conclusão
Moda/fatos: Os anos 60 ficaram na memória como a grande época da revolução da juventude, enquanto os anos 70 se destacaram pela sua irregularidade, não tendo um perfil definido. Foram tudo menos calmos, pois nesta década prosseguiram as transformações em grande escala. A libertação sexual, as experiências com as drogas ou a reclamação dos direitos das mulheres – tudo deixou de ser um programa de minorias, sendo aceito e levado à prática pelas grandes massas. Antimoda era palavra-chave. Desde as calças boca de sino, os trajes de algodão barato, tudo era permitido, até os trajes de alta costura, desde que não tivesse um aspecto normal. O que tornava difícil alguém se vestir. Em caso de dúvida, as pessoas decidiram-se pelo Jeans, que havia se transformado no uniforme dos não conformistas – e quem é que não queria fazer parte deles no início dos anos 70?






O que nós não gostamos
Nos não gostamos dos estilos dos cabelos que usavam naquela época, também não gostamos das calças “boca de sino”, dos trajes de banho e das estampas que usavam naquela época.
O que nós gostamos
Nós gostamos do estilo hippie e do movimento “Paz e Amor”, do jeito como eles usavam o tema “Natureza” em cada peça de roupa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário